quinta-feira, 19 de junho de 2014

PARA CORRER BEM NÃO BASTA APENAS CORRER

E aí, Corredor?!

Tem muita gente que acha que para correr bem basta o treinamento aeróbio, treinar as passadas, a mecânica. Fazer tiros e longões. Enfim, correr. Mas, para quem quer chegar mais longe e correr por mais tempo, é necessário, e muito, fortalecer a musculatura.

Não parece, mas a corrida envolve quase todos os nossos membros. Usamos, com mais intensidade, as pernas e braços, mas outros músculos do corpo também precisam estar bem condicionados. Ombros e abdômen e, talvez numa proporção menor, pescoço e peitoral.

Então, para que tudo esteja ok, é necessário fortalecer nossos músculos. Isso não só ajuda na corrida como ajuda a evitar possíveis lesões. Ou seja, mesmo que não gostemos - pelo menos é o meu caso - é necessário frequentar, pelo menos duas vezes na semana, uma academia.

Posso contar o meu exemplo. Fiz uma Maratona em 2012 "voando". Cheguei inteiro ao final dos mais de 42K, sem sentir nenhum cansaço físico. Além da excelente carga de treino repassada pelo professor Nirley à época, sei que devo este resultado à disciplina com que ia a academia, que mantive uma regularidade de ir pelo menos duas vezes por semana desde o ano anterior.

Já em 2013, as coisas pioraram bastante. Devido à carga excessiva de treinamento, acabei com uma lesão e mesmo assim encarei uma nova Maratona. Não consegui ter tanta disciplina na academia e mesmo assim passei a fazer longões com uma certa rotina. 

Cheguei à conclusão que a academia é necessária, diria fundamental para que possamos mesmo praticar o nosso esporte. Mesmo que meio chato de fazer (pelo menos eu acho), é necessária. 

É claro que é preciso orientação de profissionais. Existe treinamentos específicos para cada tipo de corrida que queremos encarar. Por isso é bom fazer uma série preparada e orientada pelo especialista. Afinal, para correr uma maratona você vai precisar de exercícios diferentes daqueles orientados para os que vão correr 10K.

Por isso, foco na corrida e na malhação para conseguir ir mais longe.

Boas passadas!


Nenhum comentário: