sexta-feira, 15 de abril de 2011

CORREDOR DE 80 ANOS COMPLETA MARATONA EM POUCO MAIS DE 3H

Whitlock fazendo o mais gosta: correndo
E aí, corredor?!


Ed Whitlock, um inglês que mora no Canadá, possui inúmeros recordes mundiais: com 69 anos tornou-se o primeiro da sua faixa etária no mundo a correr uma Maratona em menos de 3h. Fez em 2h52min47seg. Tem o recorde mundial para os atletas na faixa de 70 a 74 anos na modalidade, de 2h54min48seg. Em 2009, bateu o recorde mundial para o grupo etário de 75 a 79 anos, com 3h08min35seg.

Whitlock ainda tinha completado um 10k em menos de 40min com mais de 75 anos e obteve 13 recordes mundiais na sua faixa etária variando em distâncias de 1500m a 1000m e grupos etários de mais de 65, 70 e 75 anos.

Agora o vovô tornou-se o mais rápido maratonista na faixa dos 80 anos para cima, com o tempo de 3h25min40seg na Maratona de Roterdam no domingo, dia 10 de abril.

Whitlock nasceu em Londres na Inglaterra mas aos 21 anos mudou-se para o Canadá. Ele corria antes na escola mas parou quando foi para o Canadá, só voltando a praticar aos 41 anos, não parando mais desde então. “Eu corro por que gosto de participar de corridas, gosto de me sair bem em corridas, isso me dá muita satisfação. Descobri que corredores de longa distância são gente boa para conversar”, disse o atleta em uma entrevista.

O atleta não sabe como explicar essa sua longevidade nas corridas, sempre no topo. Treina regularmente, sem grande rigorosidade, não tem dietas específicas, toma vinho 2 a 3 vezes semana e cerveja de vez em quando. Gosta de cuidar do jardim de sua casa, ler e usar o computador em sua casa.

O mais importante é que Whitlock cria seus objetivos, impensáveis ou não, para manter a vontade de correr. E adora o esporte. Não pensa sempre em quebrar recordes. Se não dá, ele não se preocupa e tenta em outra prova. E seu conselho para nós, corredores, é “Continuem correndo. Correr é bom”.
Gneiting completou em 9h48 a Maratona

Falando em recordes, lembram-se do lutador de sumo norte-americano Kelly Gneiting (Americano quer ser o homem mais pesado a completar uma maratona)? Ele queria que seu nome entrasse no livro de recordes como atleta mais pesado do mundo completar uma maratonaPois bem, ele conseguiu Com 181 kg, medidos momentos antes da largada, Fechou os mais de 42k da Maratona de Los Angeles no dia 20 de março passado, em 9h48min42seg.

Fontes: Blog Marcos Viana “Pingüim” – o fotógrafo maratonista (http://marcosvianapinguim.blogspot.com/2009/08/maratonista-de-70-anos-conseguiu-correr.html) e Blog Correria/Revista Runners Brasil (http://runnersworld.abril.com.br/blogs/correria/).

Um comentário:

Aline disse...

Uai, corredor?!?!?!?!
Senti falta de uma coisa...cadê o "BOAS PASSADAS..."????????