terça-feira, 26 de abril de 2011

VOLTA DA ILHA 2011 TERÁ 390 EQUIPES

E aí, corredor?!

O assunto é novamente a Volta da Ilha, objeto de parte do post passado e meu próximo desafio, com os amigos da Equipe X.

Este ano, a edição de 2011 contará com 390 equipes, cinco a mais que em 2010. E duas delas são da nossa Equipe X. A corrida está na sua 16ª edição e já é considerada uma das melhores e mais difíceis ultramaratonas de revezamento do país.

As equipes estão dividas nas seguintes categorias:

  • Aberta - 36 equipes compostas de 8 atletas de ambos os sexos;
  • Aberta mista - 25 equipes também com 8 atletas, mas no mínimo 3 de cada sexo;
  • Feminina - 15 equipes compostas exclusivamente por 8 mulheres;
  • Veterana 40 - 11 equipes composta por 8 atletas com 40 anos ou mais;
  • Veterana mista - Também 11 equipes, compostas por 8 atletas, sendo homens com 40 anos ou mais, mulheres com 35 anos ou mais e ao menos por 3 integrantes de cada sexo;
  • Veterana 50 - 8 atletas com 50 anos ou mais, com homens e mulheres;
  • Duplas - 2 atletas sem reserva;
  • Participação A, B e C - 260 equipes com 8 a 12 corredores composta de homens e mulheres acima de 12 anos.
A nossa Equipe X estará participando com dois times, ambos na categoria Participação A, B e C. A que estou está na categoria A, com 12 atletas, mais "festiva" que competitiva mas nem por isso isenta de buscar uma boa performance.

Para o dia 30 de abril a previsão é de céu aberto, ao contrário de outros anos, com muito sol, o que obriga uma boa hidratação e alimentação adequada, pois a prova dura o dia inteiro.

Falando da linda ilha de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, tem uma população de 342 mil habitantes (IBGE/2000), e é circundada por belíssimas praias e onde os frutos do mar, evidentemente, são apreciados em sua comida típica. Entre as iguarias destacam-se camarões - as sequências dos restaurantes da Lagoa da Conceição são famosos - lagostas e tainhas, que tem até um tradicional festival, em julho, uma festa gastronômica que diversos pratos cujo ingrediente principal é a tainha.

Destacam-se também as localidades onde se instalaram as primeiras comunidades de açorianos e o centro da cidade, com seu histórico Mercado Municipal e a Ponte Hercílio Luz, um de seus cartões postais.

Nenhum comentário: