quarta-feira, 20 de abril de 2011

MARATONA BRASÍLIA DE REVEZAMENTO 2011

E aí, corredor?!

E lá estava eu, tranquilinho, pensando só no descanso do feriadão de páscoa e nem pensando em provas para participar. Sabia que ia acontecer a Maratona Brasília de Revezamento, mas fiquei quietinho, sem me manifestar ou montar nenhuma equipe. Afinal, já corri a prova em 2009 (Maratona Brasília de Revezamento 2009) e 2010 (4ª Maratona Brasília de Revezamento), e nos dois anos vi problemas. Daí, iria só para dar um apoio para os amigos que iriam correr.

Mas não foi preciso muito convencimento para me colocar no evento não. O professor Nirley montou um quarteto, me convidou, e lá vou eu enfrentar 10k da prova, que acontece amanhã, 21 de abril, fazendo parte das comemorações do Aniversário de Brasília.

O percurso é complicado. Temos um primeiro trecho de cerca de 5,8k, que é caracterizado basicamente por boas descidas mas que termina em uma subida desgastante, num terreno de asfalto irregular, no Setor de Embaixadas Norte, em frente ao Iate Clube. Depois, só subida até a Esplanada dos Ministérios, onde acontece a largada e a chegada.

As equipes podem ser de duplas, com cada um correndo 21,1k - o atleta tem que dar duas voltas no mesmo percurso - quarteto, com cada um fazendo pouco mais de 10k ou uma volta completa e octeto, com cada atleta fazendo pouco mais de 5k, sendo a transição justamente no Setor de Embaixadas Norte.

A largada acontece às 8h da manhã na altura do Ministérios da Minas e Energias, na Esplanada. Os atletas correm no sentido L2 Norte, uma avenida de Brasília, fazendo um subida tranquila. Depois, já na L2, vão até o prédio do SERPRO, onde pegam a avenida que leva a UNB e ao Setor de Clubes Norte. O trecho é só de descida e plano. 

Depois pega a pista de acesso ao Setor de Clubes Norte, sentido Setor de Embaixadas, ainda descendo, para depois subir já na pista que leva às embaixadas e depois, no retorno, o que subiu descer. Aí, duplas e quartetos seguem reto pela avenida do Setor de Clubes Norte, a L4. A galera dos octetos fazem ali as transições. 

Na L4 o trecho mais complicado, por que é praticamente todo de subida até o final. E é este um dos pontos em que o posto de água geralmente falta o líquido tão precioso. Pelo menos assim aconteceu em 2009 e 2010.

Enfim, vamos lá, sair da tranquilidade para a adrenalina proporcionada pela primeira prova de revezamento do ano, um preparatório para a pedreira do fim do mês, a Volta da Ilha.

Boas passadas.

OBS.: Acesse o site da prova para ver a altimetria do percurso. Clique aqui.

Nenhum comentário: