segunda-feira, 18 de julho de 2011

CORRER NO RIO É BOM DEMAIS ! ! !

A linda medalha da prova carioca,
conquista mais que especial
Domingo, dia 17 de julho passado, foi o melhor dia para correr que já tive até hoje. Tudo colaborou. Uma boa prova, em uma cidade incrível que tem como ponto forte a sua exuberante paisagem, que neste dia ficou ainda mais bonito por que o sol dava mais vida à paisagem. Um sol tranqüilo, que também deu energia para nós corredores e só contribuiu para as nossas passadas, já que o clima era ameno e não estava muito quente.

Corri 21k, a Meia Maratona, que estava inserida no evento principal, que era a Maratona Internacional do Rio de Janeiro. Este ano, a prova teve outro aperitivo: ela fez parte das chamadas Jogos Mundiais Militares, outro evento internacional, com delegações militares do mundo inteiro, que acontece na capital carioca. Cerca de 60 atletas militares participaram do evento.

Foi uma prova abençoada. Tudo contribuiu para que fosse tudo perfeito. Horário da largada, clima ameno, sol tranqüilo, paisagem belíssima, número de pessoas correndo, cordialidade dos corredores e do público, incentivo de todos, organização da prova, kit da corrida e no final uma linda medalha, a mais bela da minha coleção.

A largada aconteceu rigorosamente às 7h da manhã, um horário excelente para qualquer corredor por que pegávamos um sol mais tranqüilo, que não “castigava” tanto como geralmente acontece na Meia Maratona Internacional, cuja larga é às 9h. O horário foi apenas o primeiro ponto positivo. Depois vieram muitos outros.

A organização foi impecável do início ao fim. Levei menos de 5 minutos para retirar meu kit, já que estava inscrito pela Caixa, e pude pegar tudo no espaço Caixa, bem mais tranqüilo. Mas não vi tumulto na retirada normal. Estava tudo muito bem organizado mesmo. E no local, uma pequena feira, com um espaço enorme da Olimpikus, uma das patrocinadoras do evento, e outros mais.

A idéia do chip descartável foi a melhor coisa que a Caixa e as empresas organizadoras por ela contratadas fizeram. Nós não ficamos preocupados na devolução do mesmo e ele é fácil de ser colocado no tênis. Só vi isto em duas provas até agora, ambas tendo a Caixa como principal patrocinadora.

A prova foi ótima. Alem do horário, muitos postos de hidratação pelo caminho (praticamente a cada 3 km a gente encontrava um) e ainda distribuição de isotônico no quilômetro 13 e bisnagas de carboidrato no quilômetro 17. Tudo para deixar o corredor confortável durante a prova e para fazê-lo chegar bem até o final. Um número considerável de banheiros químicos foram colocados em locais estratégicos no evento. E para completar, a simpatia carioca. A partir da Av. Niemayer, a galera nos incentivava com palmas e palavras de apoio. E ainda, em alguns pontos, algumas pessoas com fantasias de super-heróis e outras contratadas nos motivavam, o que nos impulsionava para correr e chegar ao final.

Mas o grande espetáculo foi o excelente dia no Rio de Janeiro. O sol brilhou na prova toda: um problema? Não para nós da Meia Maratona. Como corremos bem cedo, ele não estava forte e só ajudou na corrida, embelezando ainda mais a paisagem do percurso carioca. E que percurso! Toda a orla, começando na Barra (Praia do Pepê), e passando por São Conrado, Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo e, finalmente, Aterro do Flamengo, locais onde a paisagem é única.

Fiz uma prova para curtir tudo. Tirei fotos correndo, incentivei colegas que pareciam mais cansados, enfim, não me preocupei com a questão tempo e parecia mesmo nem querer que a prova terminasse para curtir o excelente dia para correr. Claro, fui progressivamente vencendo meu desafio, mas sem tanta tensão com nas outras provas.

Me lembrava, a cada trecho, que corri ano passado a Maratona no mesmo evento e no mesmo percurso e, confesso, cheguei a me emocionar em alguns trechos. Principalmente no 36º km, ponto onde quase tive que desistir ano passado por conta de uma cãibra na panturrilha direita que travou minha perna. Mas, com garra e determinação, consegui me recuperar com uma massagem, e completar os 42k, quase que num trote.

Mas este ano foi tudo diferente. Tive força de sobra para conseguir chegar e fazer uma prova excelente. Afinal, corri 21k, e não 42. E consegui até fazer um sprint de pouco mais de 1 km para chegar feliz e inteiro, sem sentir dores excessivas e com muita energia para correr ainda mais. Prova que o condicionamento está excelente e está tudo certo com o meu treinamento. Tempo final: 1h52m14s. Nada excepcional, mas para mim bom demais!

No final, tranqüilidade no Espaço da Caixa, regado a muito conforto, papo com os amigos e repondo as energias com muitas iguarias e massagem disponibilizada no local. E para completar, foto e papo com Marilson Gomes dos Santos, padrinho da prova. Realmente, uma corrida para ficar na minha história.

Boas passadas.

2 comentários:

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí Carlos Henrique, blz. primeira vez no blog. mto bom. Ah, parabéns pela meia do Rio. sou do MS e tbm fiz a meia do Rio. Realmente é mto bom correr lá . Valeu, bons treinos, se quiser visite meu blog tbm.

corridaderuams.blogspot.com

CAIQUE disse...

Belê, Rodrigo. O Rio é uma cidade mais que especial mesmo. E pra correr é fantástico!
Tô de olho no seu blog. E vamos correr!