quinta-feira, 14 de junho de 2012

VOLTA DO LAGO CAIXA 2012 - MINHA 5ª EDIÇÃO

E aí, Corredor?!

Neste final de semana teremos uma pausa nos nossos treinos para a Maratona para encarar a Volta do Lago Caixa, que este ano está na sua 9ª edição. Eu, particularmente, estarei encarando o meu quinto ano de prova.

A Volta do Lago Caixa é, sem dúvida nenhuma, a prova mais interessante de Brasília e a única ultramaratona que acontece na cidade. Tem tradição em Brasília e reconhecimento nacional e internacional. Além de equipes da cidade e do país ainda existem as equipes do exterior, formada por funcionários de embaixadas sediadas na capital federal.

Trata-se de uma prova de 100k em volta do Lago Paraoná, um dos principais cartões postais de Brasília, que pode ser feita em equipe ou sozinho. As equipes podem ser formadas de 2 a 8 integrantes e, acreditem, a cada ano que passa os candidatos aos 100 km sozinhos aumentam, inclusive com a presença de mulheres.

O percurso é divido em 14 percursos, separados por postos de trocas. O maior deles tem 9,8 km e o menor pouco mais de 3k.

As equipes são dividas em categorias: 
  • economiário, geral, embaixadas.
  • solo, dupla, quarteto, sexteto ou octeto.
As equipes de seis e oito atletas têm que ter pelo menos um deles de sexo diferente. Os sextetos podem ter 5 homens e 1 mulher e os octetos 6 homens e no mínimo 2 mulheres, ou vice-versa (5 mulheres e 1 homem no sexteto e 6 mulheres e 2 homens no octeto).

Em minhas 4 edições anteriores de Volta do Lago, encarei vários percursos diferentes, tendo repetido apenas um deles:

Volta do Lago 2009
2008 - Clube do Congresso/Península Shopping (8,4k), com boas subidas e uma aliviante descida na chegada, e Ponte JK/Igreja Presbiteriana (8k), percurso complicado e com subidas bem complicadas.
2009 - Deck Norte/Piscinão do Lago Norte (8,3k), trecho diferenciado, que começa com uma boa descida e depois e recheado de pequenas subidas e descidas, além de muitas curvas, e novamente Ponte JK/Igreja Prebisteriana (8k), que no meu segundo ano achei mais complicado.
2010 -  Piscinão do Lago Norte/Paranoá (7,6k), onde encarei uma das subidas mais complicadas até hoje, e depois Ponte Costa e Silva/Final da L4 Norte (8k), que tem a subida boa no final e é o penúltimo trecho da prova.
Volta do Lago 2011
2011 - CO da UNB/Estacionamento da antiga Câmara Legislativa (6,8k), que foi o mais tranquilo que fiz até hoje na Volta do lago, e o segundo foi Ermida Dom Bosco/Ponte JK (7,5k), que só no começo tem uma subida muito forte e complicada.

Em 2010 consegui meu primeiro troféu em corridas, de 3º lugar na categoria economiário misto. Em 2011 corri na categoria geral e nossa equipe conquistou um incrível 7º lugar no final.

A Volta do Lago é instigante, traz sempre surpresas. Este ano a organização mudou a distância em alguns trechos, entre eles o da temida Barragem (Paranoá/Ermida). Apesar de correr há 4 anos, cada edição teve uma história diferente. Este ano participo novamente na categoria geral, basicamente com a mesma equipe do ano passado, com pequenas inclusões.

Eu (Caique), Ivan, Tião e Eduardo estamos treinando para a Maratona e, supostamente, estamos com um ritmo mais lento que o do ano passado. As meninas são a Renata e a Aline, que sofreu uma pequena lesão e vai fazer o menor trecho, de pouco mais de 3k, na base da valentia. Ainda temos o nosso capitão Cláudio, que se recupera também de uma lesão e finalmente Fausto, o mais forte do grupo, mas que vai estar chegando de uma viagem para correr.

Meus trechos serão Parque do Lago Norte/Clube do Congresso (9,6k), que é um dos maiores trechos da prova, e, dois trechos depois, novamente o Piscinão do Lago Norte/Paranoá (5k), que diminuiram a distância em 1,6k.

Nossa expectativa? Correr bem, e terminar a prova felizes. É uma equipe forte, que poderia levar troféu não fossem nossos probleminhas físicos e nossos objetivos do ano. Mas estamos prontos para curtir a 9ª Volta do Lago fazendo o nosso melhor.

Batatas quentes, a missão. Segunda prova deste octeto maneiro.

Boas passadas.

Mais sobra a Volta do Lago:

Volta do Lago Caixa 2009 - A Prova

Volta do Lago Caixa 2010 - Superação e União

Volta do Lago - Minha História

Volta do Lago - Site oficial


Nenhum comentário: