domingo, 3 de junho de 2012

33 KM !!!

Pontão nesta madrugada de domingo (3), local de partida
do nosso longão de 33 km pelas ruas de Brasília
 
E aí, Corredor?!

Uma das maiores dificuldades nos treinos para Maratona, além do próprio desgaste ocorrido nos longões, é conciliar tudo isso com sua vida social. A gente fica realmente à deriva e é muito complicado por que os treinos são bem cedo, principalmente os longos de final de semana, e não dá para que nós, corredores, fiquemos até tarde da noite curtindo a "balada".

Ontem senti isso mais fortemente. Não pude comparecer ao aniversário de uma grande amiga, irmã mesmo, apesar de ela ter marcado até para cedo. Mas o fato é que era o final de semana dos 33 km, e não dava nem para beber demais nem para me demorar. Fora isso, fazia parte do treinamento uma corrida antes, o que comprometeu mais ainda meu comparecimento. Mas sei que Bel vai entender ou pelo menos compreender a minha falha.

E hoje foi o dia do mais difícil longão entre todos para a Maratona. A previsão era correr de 32 a 36 km. E o primeiro obstáculo foi tentar montar um percurso com a distância. Pensei em vários, por que tudo levava a crer que eu teria que correr sozinho. 

Mas no final não só não corri sozinho como fiz um ótimo longão. No final do sábado (2) que combinei com Ivan e este com Susete, Edna, Eduardo e Chamon. E contamos ainda com o valioso apoio do Gabriel, marido de Edna, fundamental para conseguirmos cumprir a distância com sua assistência precisa de água e isotônico.

Nossa largada era para acontecer às 6h da manhã deste domingo (3), tudo para que eu pudesse ainda, junto com a turma, pegar um pouco da corrida da Soho Run, a novidade do calendário da cidade, mas que, confesso, me decepcionou bastante em vários aspectos. Ainda bem que acabei só fazendo um pequeno trecho da prova, procurando não comprometer o nosso treino.

Pois bem, por volta de 6h20 da manhã, todos reunidos no Pontão do Lago Sul e ainda "bolando" o percurso, que acabou sendo Pontão - L4 Sul - Setor de Clubes Sul - Pista de acesso a Ponte JK - Ponte JK - Lago Sul - Pontão para pegar a medalha na Soho - volta para o Lago Sul sentido Gilberto Salomão, prédio referência do bairro - Pontão (resumindo o longo percurso).

No final, ainda algumas voltas no estacionamento do Pontão para completar os 33 km.

O melhor disso tudo? Corremos todos bem e chegamos inteiros, confiantes num desempenho favorável na Maratona do Rio, já que esse foi o longão que colocou à prova nosso condicionamento. Foram 3h05 de corrida, ritmo médio de 5min37/km. Aguentamos a distância, as subidas, as descidas, o vento contra, o sol, que por corrermos cedo foi fraco. E chegamos muito bem mesmo. todos !

E outra notícia boa do final de semana foi que sábado fui ao exame cardiológico, e medi meu VO2 (índice de absorção de oxigênio - quanto maior o percentual, melhor). Em relação ao último teste feito, VO2 mantido. Mas a melhor notícia foi a medição da queima de energia. Os treinos longos estão dando mais resistência e estou queimando carboidrato, nosso combustível, com mais tempo de corrida, retendo mais energia para aguentar a longa prova que vou ter. Já saí feliz ali do consultório do meu amigo Maurício Milani (Medicina do Exercício - site no menu lateral direito).

Enfim, com o teste cardiológico e o longão de hoje, posso dizer que tenho tudo para fazer uma maratona bem mais tranquila que a primeira, de 2010, quando terminei no sacrifício.

Muito bom, galera! Estou realmente feliz. E faltam apenas 33 dias para os 42,195 km.

Boas passadas.

P.S.: Vamos falar um pouco da Soho Run. Primeira prova na capital e precisa melhorar bastante. Quando fui pegar meu número tinham entregue para outra pessoa, mas pelo menos tinha o chip. Na prova, o primeiro colocado dos 10 km, concorrendo a prêmio em dinheiro e veloz, teve que desviar da galera mais lenta dos 5k que formavam "paredões" de caminhantes, o que atrapalha demais. E na hora de pegar a medalha, fila parada. O kit, nem tão incrível assim, apesar de muita coisa, tudo de qualidade inferior às provas da Adidas e da Track & Field, apesar do preço de R$ 75,00 da inscrição. Não gostei!

3 comentários:

luizz disse...

Grande Caíque.
Parabéns pelo treinão e pelo grupo coeso que você ajuntou. É muito gostoso fazer arte de um grupo assime ter alguém disposto a "sacrificar" um domingo de sono para apoiar os corredores como fez o Gabriel.
Desejo todo o sucesso a você!

Corridas do Luizz

Danilo Confessor disse...

Olá Caique, que beleza de treino heim! Parabéns!!! Dá gosto de ver essa sua preparação, com certeza seus relatos servirão para outros que querem participar de provas mais longas.

Ontem eu também fui na Soho, mas depois de gastar muito em maio com inscrições, acabei indo de pipoca. Eu gostei do que vi, acho que os pontos de falha que você citou não afetariam aos pipocas né (rsrs).

Força aí na sua preparação. Estou doido para ver o relato dessa maratona.

Abçs

Caique Responde disse...

Grandes amigos corredores.
A preparação é difícil, mas com os amigos tudo fica mais tranquilo. E com o apoio e a força de vocês, com certeza superarei os 42,195 km com mais garra.
Valeu e, Danilo, pode contar que teremos este post com certeza.
Abraços e boas passadas.