domingo, 26 de agosto de 2012

CORRIDA DE DUQUE DE CAXIAS, ONDE TUDO COMEÇOU

Uma grande bandeira do Brasil estava exposta no
Eixão Norte, próxima à largada da Corrida de Duque
de Caxias
E aí, Corredor?!

Este domingo foi um dia para relembrar o meu início neste mundo de corridas. Foi em agosto de 2006, que eu considero oficialmente que comecei a correr, quando fiz a minha primeira prova oficial. A Corrida de Duque de Caxias.

A prova faz parte das comemorações da semana do Exército. E a única vez que havia corrido foi justamente em 2006. Nos outros anos não consegui participar e hoje, domingo (26) corri novamente a prova. 

Ao contrário de 2006, este ano resolvi fazer apenas 5 km. Tinha programado correr esta distância por que no dia anterior eu e os amigos nos reunimos para mais uma Corrida Sem Compromisso, que aconteceu no Parque Nacional da Água Mineral.

Milhares de corredores compareceram para a Duque de Caxias. Isto apesar de no sábado, 25, termos tido duas provas: mais uma etapa do Cross Parque, desta vez na Ermida Dom Bosco, no Lago Sul, e à noite, a Corrida do Advogado, no Parque da Cidade.

A prova encheu por ter a inscrição gratuita, que acredito foi o maior motivador para tanta gente comparecer ao Eixão Norte. Bastava levar 2kg de algum alimento não perecível e ter se inscrito antes, pela internet. 

Mas isso também atrapalhou o bom andamento da corrida. A entrega do kit foi realizada no dia da prova, o que tumultuou bastante o local. E a largada, que já estava programada para começar às 9h, hoje um horário tardio para provas de corrida de rua, acabou atrasando ainda mais, começando 9h20.

O percurso de 5k começava no início do Eixão Norte (altura da quadra 103), indo em direção ao Eixão Sul, passando pelo Buraco do Tatu, com a volta para o Eixão Norte acontecendo na altura do Banco Central. Para os 10k a prova, é claro, foi mais longe, até a altura da quadra 112 sul.

Estava uma manhã quente. E, assim como em 2006, este ano também vi gente passando mal durante a prova e ter que ser socorrido. O tempo seco, além da hora da largada, contribuíram também para dificultar a corrida para todos nós. 

No final, fiz em 23min21, um bom tempo para mim. E mais uma medalha para a prateleira, bonita por sinal.

Trilha do Crista d'água, que fez parte da nossa
corrida no Parque Nacional da Água Mineral
Aproveitando para falar da nossa corrida de sábado, fizemos o percurso dentro do Parque Nacional da Água Mineral. A idéia era correr e depois cair na piscina, mas o frio da manhã de sábado não ajudou e a gente só correu mesmo. Fomos eu (Caique), Sérgio, Aline, Grace e um amigo do Sérgio. Os outros convidados nem apareceram, assustado pelo frio, eu acho, já que marcamos para nos encontrar na entrada do parque às 7h30. 

O percurso ajudou bastante. Foram 9 km de calçada, trilha e asfalto, ou seja, terreno para todos os gostos. Descidas e poucas subidas fazem parte do percurso. E muito verde e distração pelo caminho, tornando nossa corrida mais interessante, nem um pouco monótona.

A Corrida do Advogado aconteceu na noite de sábado, no Parque da Cidade, e também reuniu muita gente. Os percursos, também de 5 e 10k reuniu uma boa turma de corredores, que lotaram e animaram o Parque da Cidade.

Final de semana em Brasília de muita correria.

Boas passadas.

2 comentários:

Danilo Confessor disse...

Fala Caique, tudo beleza?

Também participei da Duque de Caxias hoje. Fui para correr tranquilo acompanhando amigos que iam em ritmo mas lento. Ontem puxei muito na Cross Parques.

Mas, foi duro aguentar a "lua" que estava fazendo hoje. O pior foi que fizemos o percurso de 10km e na volta já tinha acabado a água naquele posto de hidratação próximo dos 2,5km.

Mesmo assim, foi bom para curtir com os amigos. É isso aí meu fim de semana também foi na correria.


Abraços,

Danilo Confessor
Blog Confissões de um Confessor

Unknown disse...

Fala Danilo Corredor (Confessor)

A corrida teve muitas falhas mesmo, a começar pelo horário. Mas como era de graça, temos que relevar um pouco.

Boas Passadas e continue na correria (rss)