quarta-feira, 11 de junho de 2014

ISOTÔNICO NA CORRIDA

E ai, Corredor?!

A hidratação de um corredor vai muito além da água que ele bebe. Várias bebidas são indicadas por especialista para reposição dos eletrólitos perdidos durante uma prova ou treino. Entre elas, destaca-se os isotônicos, que certamente são as bebidas mais consumidas e difundidas depois da preciosa H2O.

Repor as energias rapidamente. Assim pode ser descrita, resumidamente, a principal função das bebidas isotônicas. Estas possuem concentração semelhante aos fluidos corporais, de forma que podem ser transferidas, facilmente, para a corrente sanguínea, repondo perdas causadas por transpiração excessiva ou diarréia. Os repositores hidroleletrolíticos têm se tornado o suplemento mais consumido por praticantes de atividade física.

Entre os corredores não é diferente. Usado para repor as energias, ele também retarda a fadiga muscular, melhora a performance em atividades de longa duração e repõe a perda de sódio, potássio e fósforo, entre outros sais minerais, e ainda de água e glicose. as bebidas esportivas promovem uma absorção rápida destes sais pelo organismo e ainda fornecem carboidratos, que servem de energia para os músculos durante os exercícios, prevenindo cãimbras,  hipoglicemia (nível de açúcar baixo no sangue) e a hipotensão (pressão baixa). 

Mas existem certas recomendações para se consumir estas bebidas. A primeira, que vale para quase tudo na vida é que "todo excesso faz mal". Substituir a água pelos isotônicos, nem pensar! O uso das bebidas é recomendado, no caso da corrida, em provas acima de 1 hora, onde ele é realmente necessário. Assim, em provas de 10 milhas (16K), Meia Maratona e Maratona, assim como treinos longos, esta bebida é muito bem vinda e necessária.

Não existe uma regra, mas a diretriz da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte recomenda a ingestão de 150 ml a 200 ml de água a cada 20’ e, como já dissemos, após 1h de atividade, que seja acrescentado o consumo do isotônico, totalizando 500 ml/h. Para se ter uma noção, a reposição necessária de carboidratos para manter a glicemia e retardar a fadiga é de 30 a 60 g por hora, em uma concentração de 6 a 8%, para evitar desconfortos abdominais.

A função deles é repor a perda de eletrólitos, como o sódio, o potássio, entre outros, também a perda de água e de glicose, retardando, assim, a fadiga muscular, a hipoglicemia e a hipotensão. Mas nada de consumir sem indicação, afinal, isso pode causar alteração de pressão, já que se estaria consumindo micronutrientes em excesso. Hidratação é feita com muita água e, quando for necessária a reposição, aí sim, entra o isotônico. 

Boas passadas!

Fontes: Sites Eu Atleta e Nutrição

Um comentário:

ivana. disse...

Particularmente, não sou muito adepta deste produto ... Talvez em distâncias mais longas ... Mas mesmo assim ... Meu carinho.