quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

RETROSPECTIVA 2010 - UM ANO DE MUITA CORRERIA

E aí, corredor?!

Fim de ano chegando, treinos em recesso por conta das festas, momento de descansar os “motores” para reposição das baterias e um 2011 que promete. O planejamento idealizado até agora é ousado, assim como foi o deste ano. Só espero conseguir cumprir estas metas.

Em 2010 o meu principal objetivo foi correr pelo menos uma Maratona, e a prova escolhida foi a Maratona Internacional do Rio de Janeiro, que aconteceu em julho. Tinha 6 meses para preparação mas alguns acontecimentos particulares prejudicaram meu treinamento, e não pude fazer tudo como eu queria, com longões a partir do mês de março e tudo mais.

Acabou que só me preparei às vésperas da prova, fazendo 3 semanas antes um longão, junto com Nirley e Jailto, dois amigos da Equipe X que iriam correr também, de 33 km.

Nirley e Jailto já têm uma certa bagagem em corridas longas. Disputaram em dupla também em 2010 os 100 km da Volta do Lago Caixa em Brasília e ainda a Volta da Ilha em Florianópolis. Fora o tempo de treino. São considerados por nós dois corredores top da equipe. Nirley inclusive é o nosso professor.

Eu estava muito verde, e encarei os 33k com muito sacrifício. Contamos com o agravante de não termos água durante o percurso, o que me abalou psicologicamente. Não consegui correr o tempo todo, tendo caminhado de 330 a 500 metros. Jailto e Nirley chegaram antes mas quando foram me resgatar eu estava até chegando ao destino. Mas não foi fácil. Senti dores na panturrilha, cansaço. Tudo isso me fez repensar se teria condições ou não de correr a Maratona.  

Mas no dia da prova fui convencido por Nirley e Jailto a correr. O professor disse que eu teria plenas condições de correr os mais de 42k. E lá fui eu tentar, na fria e chuvosa manhã de julho na capital fluminense. Terminei a prova em 4h11, chegando exaurido no final. Nos 36k senti uma forte dor na panturrilha que chegou a me impedir de correr. Mas fiz as massagens orientadas pelo professor e mantive a passada em uma corrida acelerada até novamente conseguir correr, em um trote cadenciado tornando os 6 km finaisuma interminável distância. Mas completei a prova e comemorei muito no final, emocionado.

Cheguei a pensar em nunca mais correr uma prova daquele tipo, mas eis que na chegada estavam me esperando Jailto e sua esposa Maria e o Ivan, grande muXquito. Eles me motivaram tanto, especialmente o Ivan, que resolvi neste ano de 2011 correr novamente a prova com ele.

Antes da Maratona, tive a felicidade de correr outras provas, mas o destaque foi em abril a Volta do Lago Caixa. Apesar de ser o 3º ano que corro a prova, e, basicamente, na mesma equipe, esta teve um sabor diferente por que conseguimos no final conquistar um troféu, de 3º lugar, na categoria economiários, um prêmio que perseguimos desde 2008, batendo sempre “na trave”. E o mais especial foi receber o troféu de nosso treinador, em dia de treino, com os cumprimentos de nossos amigos da Equipe. Foi realmente marcante.

Outras vitórias vieram em 2010. Em duas provas noturnas consecutivas, consegui quebrar, de maneira tranqüila, meu recorde pessoal de tempo nos 10 km, pulando dos 47 min para 45 min. Primeiro foi na Corrida do Fogo, prova que escutava falar como sendo excelente e nunca conseguia conciliá-la com a minha agenda. Este ano fui e pude conferir por que ela é uma corrida tão querida.

A Corrida do Fogo é uma das poucas corridas que tem público em Brasília para nos assistir. A prova fecha o calendário de festividades do Corpo de Bombeiros e, além da prova, tem uma série de outras atrações com exposições e paraquedistas. Na largada tinha uma arquibancada para o público prestigiar e nos apoiar. Muito legal chegar com os apulpos da galera.

Depois de ter feito pouco mais de 46min nos 10k na Corrida do Fogo encarei a Capital Run Night, prova que era uma das etapas do circuito Capital Run, que além dela teve outras 3 provas diurnas. A decisão de fazer veio da novidade do circuito, na avenida L3 norte, que dá acesso a Universidade de Brasília. Nunca havia corrido lá e seria uma experiência interessante.

Pois bem, nesta prova bati o meu recorde pessoal que acabei mantendo até hoje, com 45min de corrida nos 10k. Nem eu mesmo acreditei que havia conseguido completar neste tempo a distância.

Aí veio a Meia Internacional do Rio de Janeiro. Voltei à capital carioca para correr novamente a prova e, diferentemente de 2009 e da Maratona, peguei um dia quente e ensolarado no Rio, o que deixa a cidade linda e faz com que os cariocas saiam para nos prestigiar, mas o calor e a umidade aumenta bastante. A prova foi marcante pelo fato de ser fora da minha cidade e por ser internacional. Corri sozinho, sem nenhum amigo por perto também. E pude compará-la com a prova de julho, a Maratona. Em questão de organização, a prova de julho só perde na camiseta do kit. O resto, muito melhor correr em julho, que tem Maratona, Meia e 7k para agradar todo mundo.

Finalmente chegamos a dezembro e corri, no dia 06, a mais terrível Volta da Pampulha dos últimos 3 anos. O sol forte e a alta umidade pegaram os corredores de surpresa, já que em anos anteriores a prova foi realizada em um clima ameno ou mesmo embaixo de um temporal. Este ano foi sol. Às 9h a temperatura era de 30º e no decorrer da prova a sensação térmica aumentou para uns 40º pelo menos. Vi muita gente andando, caindo, desmaiando, com ambulâncias em plena atividade levando a galera para os hospitais. Foi meu pior tempo nos 3 anos de Pampulha, 1h36. Mas fiquei feliz ter conseguido completar e chegar ao final sem dores ou muito cansaço.

O ano foi marcado também pela rápida existência do grupo Equipe X, os MuXquitos. Uma turma de amigos afins da Equipe X resolveu se juntar para correr provas de revezamento. E correu duas, a Viva Bem Caixa Seguros no autódromo de Brasília e a Maratona de Revezamento Pão de Açúcar. Aí veio julho e as provas da Maratona, Meia e 7k do RJ. Depois delas, a turma começou a desanimar e, aos poucos, outras prioridades foram surgindo, deixando a corrida em segundo plano. Em dezembro, dos muXquitos, apenas eu, Ivan e Jailto íamos aos treinos da Equipe X. Uma breve e feliz existência nas pistas mas uma eterna existência dos MuXquitos no resto dos eventos. Nós ainda estamos juntos, mas nenhuma previsão ainda de outra prova para corrermos juntos.

Muitas outras coisas aconteceram no ano. O aumento de corridas sem compromisso, minha disposição de correr, que este ano passou a ser uma necessidade. Ou seja, querendo eu pego o tênis e vou para a rua, sem precisar estabelecer alguma meta para treinar e correr ou ter alguma companhia, que é sempre bom, mas já corro sozinho numa boa. Mais um ano de E AÍ, CORREDOR, agora também no Twitter para quem quiser nos acompanhar nas provas em tempo real. 

Mas o ano de corrida acabou, e falta pouco para chegarmos a 2011 que promete. Correr eu vou, e os objetivos continuam na planilha. O principal desta vez é fazer uma prova fora do Brasil, e a Argentina surge como principal possibilidade, entre outros cantos do mundo.

Agora é esperar. E comemorar as conquistas de 2010, que não foram poucas.

A todos que acompanham o Blog, um feliz natal cheio de felicidade e muita tranqüilidade.

Grande abraço e . ..

Boas passadas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá legal seu blog!
Gostaria de saber se você sabe se haverá a corrida zero hora esse ano aí em Brasília! Se souber responda este post. grato!
marcelo