quarta-feira, 1 de junho de 2011

VOLTA DO LAGO 2011 - A PROVA

E aí, corredor?!

Os 100 km da Volta do Lago são divididos em 14 percursos, sendo a grande maioria em asfalto mas alguns passando por trilhas (estradas de terra). Não existe trecho fácil na prova. A organização, fazendo um paralelo entre eles, elege os que são de execução mais tranquila, mas pode ter certeza que ele não é tão fácil assim.

Os complicadores são diversos. Podem ser as tradicionais subidas intensas ou distâncias enormes ou ainda a irregularidade do terreno ou mesmo o horário que corrermos, já que as equipes ficam boa parte do domingão correndo.

As equipes inscritas são responsáveis pelo seu staff. O fornecimento de água e outras facilidades, como banheiros, só existe em um ou dois postos de troca durante a prova, o que faz com que todos elaborem bem suas estratégias e conheçam pelo menos um pouco do percurso para se aventurarem a correr.

A prova começa no Eixo Rodoviário Sul, na altura das quadras 02/03, às 6h da manhã para as equipes de 02 a 08 atletas, às 7h30 para os atletas da categoria Ultramaratona Individual (atletas que correm os 100k sozinhos) e 9h para os atletas da categoria BSB51k (atletas que correm 51k sozinhos).

O primeiro percurso vai do Eixo Sul até a Concha Acústica, já nas proximidades do Lago Paranoá, e é um dos mais longos, tendo 9,4 km, mas é também um dos mais fáceis, por ser basicamente de descida e todo em asfalto. O grande dificultador aqui está na hora que o atleta corre, 6h da manhã, quando geralmente a temperatura é baixa e o corpo está bem frio ainda. Muito importante um aquecimento prévio antes da largada. 

Depois um trecho da 7 km, que vai da Concha Acústica até o Centro Olímpico da Universidade de Brasília - CO/UNB. A maior parte dele é em asfalto, mas no final os atletas encaram o primeira trilha. É considerado de dificuldade moderada pela organização.

Aí temos mais 6,8 km do percurso 3, que é totalmente em asfalto e considerado fácil, indo do CO até a Câmara Legislativa. De lá o atletas saem para o Parque Lago Norte, em um trecho de 4 km considerado difícil que tem novamente um trecho de trilha.

Do Parque do Lago Norte os atletas vão para o final do Lago Norte, perto do Clube do Congresso, no maior trecho da prova, de 9,7 km, considerado difícil. Aqui as equipes começam a se separar, por que os percursos vão ficando cada vez mais complicados.

Do Clube do Congresso os atletas voltam para o início do Lago Norte, até o Shopping Deck Norte, num percurso de 8,4 km considerado fácil mas que apresenta boas subidas para mexer com o psicológico dos atletas. Do Deck Norte saem para o Piscinão do Lago Norte para mais 8,3 km e aqui também temos subidas e descidas pequenas, mas constantes e ele começa com um intensa descida até a pista de acesso ao Piscinão.

No Piscinão um dos trechos considerados mais complicados pelos corredores que já fizeram, que vai até a entrada do Paranoá. São 7,6 km que terminam num intensa subida de cerca de 3k que "quebra" muita gente. Aqui também é o ponto de maior tensão no trânsito de carros do staff, por que só existe uma faixa para os carros. Ele vai até a Barragem do Paranoá.

Daí vem o grande temor de todos, a subida da Barragem, um aclive enorme que até carro tem que subir de primeira marcha. É o mais difícil, mas apesar da complicação, tem exatos 6 km e depois do subidão, tem mais descida e uma trilha.

Daí as equipes saem para o 10 trecho e aí mais da metade da prova já foi percorrida por quem resistiu (67,2k). Mais 7,5 km de um percurso complicado e que tem trilha. O grande problema das trilhas é que o acesso dos carros do staff é proibido, podendo o atleta ser acompanhado por uma bike ou outro companheiro. Mas geralmente a turma faz o trecho sozinho mesmo. Este trecho vai até a Ponte JK, um dos mais belos cartões postais da cidade.

Correndo para não perder tempo as equipes rumam para o 11º posto de troca, já sentindo o gostinho do final de prova. Mais um trecho considerado muito difícil, e realmente é por que, além das subidas e da extensão, 8 km, tem o horário e o tempo de prova, já por volta de 12h, 13h. Complicado. Vai até a QL 16 do Lago Sul.

De lá o trecho mais simples de todos, de apenas 3,1 km, com parte em asfalto e uma pequeníssima parte em trilha que vai até a Ponte Costa e Silva, no Pontão do Lago Sul, um local extremamente agradável para um fim de tarde, que fica às margens do Lago e tem um bom número de bares de boa qualidade.

Penúltimo trecho e as equipes estão já a pelo menos 5 horas correndo. Ponte Costa e Silva até o final da L4 Sul/Av. das Nações em um percurso de 8k que, apesar de ser considerado fácil, tem na distância e no final suas dificuldades. Termina com duas subidas. E ainda existe o desgaste dos atletas, que já correram pelo menos um trecho neste momento.

Último trecho e alegria total. Agora ninguém segura as equipes por que terminar no tempo previsto é questão de honra. São 10 horas de prova para as equipes de 2 a 8 atletas, 12 horas para os Ultramaratonistas que correm os 100k sozinhos e 7 horas para os que correm os 51k sozinhos. O 14º percurso vai até a chegada, mesmo local da largada, fazendo praticamente todo o Eixo Sul. É um trecho complicado, por que tem muita subidas e é o final, quando toda a energia já se foi. 

Aí, é só correr para o abraço e dividir a alegria com toda a equipe, comemorando a superação de passar de 6 a 12 horas (tempo máximo de prova) correndo. 

E eu estarei lá neste domingo para correr minha 4ª Volta do Lago em mais um octeto fantástico da Equipe X. Corro o 3º (CO/Câmara Legislativa) e o 9º (Subida Barragem/Ermida) percursos, fazendo um total de 14,3k. 

Torçam por nós, galera e acompanhe nossa prova no Twitter (@eaicorredor).

Boas passadas.

2 comentários:

Gi disse...

O Quarteto feminino da Equipe X estará lá. Mais uma vez enfrentando o desafio dos 100Km. Torçam por nós também!!!!
Gi, Nat, Diva e Maria

Caique disse...

Aí, Gi. Vão arrasar. Troféu já tá garantido e é só confirmar o bi do quarteto feminino economiário. A gente se encontra no prova, com certeza.