domingo, 24 de junho de 2012

21K NO CIRCUITO DAS ESTAÇÕES ADIDAS

Memorial JK, um dos cartões postais do percurso
que corremos hoje dentro do Circuito das Estações
E aí, Corredor?!

Hoje foi o dia da Etapa de Inverno da Circuito das Estações Adidas em Brasília, a segunda do ano na capital. E, dentro desta prova que nós, os "maratonas" na Equipe X (corredores da Equipe X que estão treinando para a Maratona Internacional do Rio de Janeiro) resolvemos cumprir nosso treino do final de semana: correr uma meia maratona, ou seja, a distância de 21k.

Desde que aportou em Brasília, o Circuito das Estações Adidas sempre foi realizado na Esplanada dos Ministérios. Mas a etapa de hoje os organizadores resolveram mudar e colocaram os percursos de 5 e 10 km no Eixo Monumental, perto da Torre de TV. Um ponto um pouco mais acima da Esplanada, que também tem a pista de 6 faixas em que quatro delas foram separadas para os corredores.

Neste novo percurso, ao invés dos Ministérios e do Congresso Nacional, os cartões postais são a Torre de TV, o Parque da Cidade, o Centro de Convenções, o Memorial JK e a Catedral Rainha da Paz, para quem fez 10k, além de, futuramente, o novo estádio, em construção para a Copa do Mundo de 2014.

Como a largada da corrida era 8h e alguns de nós, "maratonas", iria fazer a prova, combinamos de aproveitar a segurança dos cones colocados no percurso. Nossa idéia era sair às 7h, mas por conta de um atraso e outro, começamos a correr por volta de 7h20. Seria tempo suficiente para aproveitar toda a segurança do percurso das Adidas, fazendo duas voltas pelo de 10 km.

No grupo, todos os "maratonas": eu (Caique), Ivan, Ivanilson, Edna, Susete, Chamon, Eduardo, Paulinho. Ainda correram também Cássio, que saiu antes por que estava inscrito na prova, e Orion, que fez os 21k no sábado (23) e hoje correu menos, para relaxar. Paulinho começou conosco de depois voltou para a largada, já que também estava inscrito na prova.

O novo percurso da Adidas, que aliás e basicamente o mesmo utilizado pelos organizadores da 1ª etapa do Circuito Athenas, sai do estacionamento entre a Torre de TV e a Sala Funarte. De cara, encaramos uma grande subida de cerca de 2,5k até o Memorial JK. Para quem fez os 10k, segue reto numa descida de 2,5k. Para quem optou pelos 5k, vira logo após o Memorial e, depois de uma curta subida, pega a pista de volta ao ponto de largada, numa grande descida de 2,5k.

Nós seguimos para fazer os 10k, indo até o final do Eixo Monumental, próximo a antiga Rodoviária Interestadual. Aí, caminho de volta, subindo agora. Sobe forte até o Memorial e depois desce, pegando o mesmo caminho do pessoal dos 5k. 

Quando estávamos já na descida final, vimos a multidão de corredores da prova na subida. Teríamos que fazer o trajeto de novo, o que fizemos em 1h56, pegando ainda alguns corredores dos 10k da prova da Adidas, o pelotão final.

Cumprido mais este treino, agora temos apenas mais um final de semana até o grande dia, dia dos 42,195 km da Maratona Internacional do Rio de Janeiro. E estamos, todos os "maratonas" da Equipe X, confiantes que poderemos fazer bem a prova carioca. O treinamento nos condicionou bem. Mas a expectativa é grande.

A galera da Equipe X que vai fazer a Meia Maratona também treinou hoje no mesmo local, mas, como a distância era menor, eles puderam largar junto com a turma da prova. Na verdade, a maioria esta até inscrito para fazer a segunda etapa da Adidas.

E falta 14 dias para o grande dia. Vamos que vamos !!!

Boas passadas.


2 comentários:

Gustavo Silveira disse...

É isso amigo fico feliz vendo todos os amigos determinados e continuando a correr, cada um com seus motivos mas todos pelo mesmo motivo que é a paixão de correr ..
Que venha essa Maratona .. força que vai chegar lá ..
Abraço

Unknown disse...

Valeu, Gustavo.
Tá chegando, parceiro. E vamos conseuir sim. Condicionados estamos.
Boas passadas.