domingo, 25 de novembro de 2012

E DE REPENTE EU CORRI 15 KM


E aí, Corredor?!

Mais 15k para nossa rodagem. Saí hoje de casa para correr 10 km na Ecorrida, mas, a convite de uma amigo, o Carlão, corredor da Equipe X, acabei rodando mais 5k em uma das voltas da equipe de revezamento dele, já que havia faltado um corredor.

Primeiro, rodei 10 km direto, duas voltas de 5k. A Esplanada não é um local muito agradável para correr, apesar dos belos monumentos, cartões postais de Brasília, que estão espalhados por volta dela (Congresso Nacional, Ministérios, Catedral), uma possível fonte de distração. E o percurso da Ecorrida não é fácil, apesar de ficarmos sempre correndo em volta do gramado central.

Aliás, aí está a dificuldade. Como é uma prova de revezamento, o percurso e feito por voltas, cada uma de 5k. Equipes de 6 corredores correm os 30k e, este ano, abriram provas individuais, de 5 e 10k. Mas mesmo os que fizessem a individual, o percurso era o mesmo. Ou seja, eu, que fiz 10 km, acabei dando duas voltas pelo mesmo percurso, o que é um teste para o psicológico dos bons.

Para vocês terem uma idéia, terminei os 10 km em 49:50. Abei fazendo 10,17k, mas terminei minha prova em quase 50min. Os 10k é uma distância que este ano corri já em 43min e, na média, levava 47min. Mas hoje não aconteceu isso.

Não sofri para correr. Apenas decidi corri tranquilamente, com pace de 4:55min/km, fiz até um tempo legal. Estou querendo acostumar meu ritmo para fica na casa dos 5min/km, mais tranquilo e menos estressante para o corpo. E foi isso que busquei nos 10k.

Mas, de repente, recebi o convite do Carlão para correr mais 5k na equipe dele. Claro que aceitei para dar uma força para o amigo, já que um integrante da equipe não pode comparecer. E corri feliz, por que queria mesmo. Daí, correndo para uma equipe, sem querer me exigi mais, e fechei a volta em 23:33, pace de 4:39/km, bem mais baixo que o dos 10k.

Foi uma experiência interessante, me provocar em uma volta e usar uma estratégia mais cautelosa e tranquila em outra volta. Foram duas corridas diferentes, e nas duas foi muito bom correr.

Enfim, apesar do intervalo entre os 10 km e os 5 km na equipe, acabei fazendo no total 5k. Muito bom mesmo. 

A prova, como era de volta de 5k, só tinha um posto de hidratação, o que achei meio complicado para nós que fizemos os 10k. Nos primeiros 2,5k tínhamos água e nos outros não. Na verdade, corríamos 5k sem uma gota de água, por que só tinha o posto, o mesmo, na segunda volta e aí quando já havíamos corrido 7,5 km. 

No mais, normal. Isotônico para quem chegava, junto com o kit de reposição, medalha de participação, camiseta da corrida. O percurso estava bem sinalizado. A prova teve cerca de 1.500 atletas correndo.

O tempo estava nublado mas nada de correr com clima fresco. Um mormaço tomou conta do percurso por volta das 10h. O calor foi ameno, mas existiu.

Mas foi ótimo, ainda mais por que consegui correr 15k.

Boas passadas.

2 comentários:

luizz disse...

Isso é legal também Caíque.
Saímos para correr uma distância e está tudo tão bem, o corpo tão ajustado que decidimos esticar um pouco. E ainda para ajudar um amigo, vale a pena.
Parabéns

Caique Responde disse...

Valeu Luiz
Realmente, foi unir o útil ao agradável. Útil por que pude ajudar o amigo. Agradável por que adoro correr.
Boas passadas