segunda-feira, 9 de novembro de 2009

10 MILHAS MIZUNO - MELHOR CORRIDA DO ANO

E aí, corredor?!

Ontem foi um excelente dia para correr. A prova 10 Milhas da Mizuno foi recheada de coisas positivas, que a qualificaram para mim como a minha melhor prova do ano. O dia estava agradabilíssimo, com temperatura amena, sem chuva e sem o sol abrasador nem o mormaço que tem sido habitual já que a prova teve início exatamente às 8h da manhã, prática que deveria ser seguida para todas as provas em Brasília. Uma galera correndo pelo Eixão Sul, acredito que mais de 3 mil corredores se juntaram para fazer os pouco mais de 16k. E a organização, se não foi perfeita esteve próxima a isso.

Fiz os 16k em 1h18, um tempo não muito bom mas que me agradou demais (4,7 km/min). A prova começava em uma descida excelente de mais ou menos 4k para depois subirmos, em um trecho não muito íngreme mas constante, de mais de 3k e finalmente pouco mais de 1k de descida até a chegada. Isso mesmo. Esta foi a primeira prova que fiz em Brasília na qual a chegada não era feita em uma subida. O percurso total tinha pouco mais de 8k (5 milhas) e quem fez 16 km (10 milhas) dava duas voltas neste percurso.

A organização, como disse, quase perfeita. No kit uma bolsa para treino e uma linda camiseta, sendo na cor azul para os homens e rosa para as mulheres, ambas com um detalhe de um desenho de um corredor e uma corredora, respectivamente. No percurso, 6 postos com muita água para todos os corredores. Mesmo quem ficou bem para o final tinha água à vontade para beber e se refrescar. A medalha muito bonita mesmo, talvez a mais bonita, com o ícone da prova, o Congresso Nacional. O kit de reposição tinha muita banana e maçã, mais água e isotônico.

Na prova, marcadores de ritmo nos acompanhavam, cadenciado e fazendo-nos manter nossa passada. Eles vinham identificados pela camisa vermelha, um balão e uma placa (o que foi um sacrifício para eles, por que tiveram que correr o percurso todo com o objeto hasteado para os outros verem). E uma novidade legal é que próximo a chegada um grupo de pessoas, homens e mulheres, ficavam gritando palavras de incentivo para nós que passávamos por eles. Um excelente idéia, principalmente no caso de Brasília, onde as pessoas não tem o hábito de acompanhar as provas e muito menos de incentivar os corredores como acontece em outros centros como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.

A única falha na organização para mim foi a entrega do chips. Não que tenha tido problemas para pegar, mas ele poderia ser entregue junto com o kit para que nós não ficássemos preocupados demais com o horário, saindo correndo para pegar. Fora o fato de causar um tumulto na tenda de distribuição, pois muita gente chega junto e fica preocupada, querendo logo o seu.

No mais ótima corrida, grande presença dos colegas da Equipe X e muita festa em nossa barraca, já que, além da alegria da prova comemoramos o aniversário do nosso sócio-fundador, mestre Jailton, fazendo anos na prova.

Parabéns, Jailton !

Boas passadas.

Nenhum comentário: