domingo, 1 de novembro de 2009

MAIS UM DOMINGO DE CORRIDA COM OS AMIGOS

E aí, corredor?!

Quanto mais me dedico a este esporte, a corrida de rua, mas ela me surpreende. Primeiro foi o encontro com a prática, em 2006. Veio a primeira prova de 10k e muitas outras corridas. Depois foi a possibilidade de poder participar de uma equipe, e estou indo para o meu 2º ano com a Equipe X. E agora, antes de completar estes dois anos, a corrida me dá a oportunidade de conhecer grandes amigos através de nossas passadas em finais de semana que sequer pensaríamos em nos encontrar para correr não fosse nossa iniciativa.

Cássio, Karine, Elaine, Ivan, Me e minha esposa Deborah combinamos nosso primeiro encontro que apelidei de "corrida sem compromisso com os amigos" por que o que queremos é nos encontrar para correr pelo prazer de correr, sem a pressão nem a preocupação de uma prova oficial. Ele aconteceu no domingo passado, dia 25 de outubro, no Eixão Sul, como já relatei no post anterior.

E nosso encontro foi tão bom que resolvemos repetir a dose e abrir para os amigos da Equipe X. Assim, hoje, 01 de novembro, resolvemos conhecer e dar nossas passadas em outro circuito que pouco utilizamos, o mesmo utilizado pela prova intitulada Circuito das Pontes, que sai e chega no Pontão do Lago Sul, atravessando as pontes das Garças e Costa e Silva.

Além dos amigos já presentes no domingo anterior - Elaine, Cássio, Karine, Me e Ivan, acrescido de mim (Caique) e Deborah - ainda contamos com a companhia de Jane, Leane e Ranieri, também da Equipe X para correr os 9,5 km do circuito.

O dia prometia, já que, apesar do sol, tinha uma brisa refrescante no ar e, ao contrário do Eixão, o circuito circunda o Lago Paranoá, o que ajuda no quesito umidade e, ainda, no visual, bem mais interessante que olhar os prédios da Asa Sul.

Da esquerda para a direita: em pé Deborah, Caique, Ranieri, Elaine, Ivan
agachadas: Karine e Leane e sentado: Cássio


Dividimos o grupo em dois pelotões. O primeiro dos que já correm há mais tempo, que correria a distância total de 9,5k. O outro, dos iniciantes, uma parte do circuito, indo do Pontão até a Ponte das Garças e voltando para o Pontão, trecho que, acredito, tem de 6 a 7k. Para os "veteranos", resolvemos correr o sentido contrário ao da prova oficial do Circuito das Pontes. Ou seja, saímos do Pontão, atravessamos a ponte Costa e Silva, corremos pela L4 Norte até a ponte das Garças, que atravessamos para o sentido Lago Sul e voltamos para o Pontão.

Decidimos fazer assim para ter mais segurança, já que a L4 Norte, maior distância do circuito, não tem na pista nenhum acostamento para corrermos e, dessa foram, pegaríamos o contra-fluxo do trânsito, que seria mais previdente. Ainda, os "veteranos" poderia encontrar no Lago Sul os "novatos", possibilitando que terminássemos a corrida juntos. Lembrando que no Lago Sul temos um ciclovia e um calçamento que dá bastante segurança para nossas passadas. Eu (Caique), Ivan, Cássio, Ranieri, Elaine, Leane e Jane fizemos o percurso todo. Karine e Deborah foram para o Lago Sul.

E mais uma vez foi uma excelente manhã de domingo correndo pelas ruas de Brasília. Correr assim, sem compromisso e com amigos queridos é muito bom. Partimos eu, Cássio e Ivan mais fortes e Elaine, Leane, Ranieri e Jane ficaram um pouco mais atrás. Na ponte Costa e Silva corremos na calçada, sem perigo. Subimos em direção a L4 Norte, que foi o trecho mais tenso justamente por conta da segurança, mas nada que atrapalhasse nossa corrida. Basta ter um pouquinho de atenção que a gente vai tranquilo. No Lago Sul tudo na mais perfeita paz. O grande detalhe é que, fazendo o circuito desta forma praticamente não temos trechos de descida. Só subida e plano, o que foi uma dificuldade, apesar de serem pequenas subidas. Mas tudo compensado pelo excelente visual e pela companhia melhor ainda.

Todos chegamos ao Pontão felizes e realizados, já agendando o próximo encontro, que será no dia 15/11, quando não teremos corrida. No dia 08/11 teremos as 10 Milhas da Mizuno, dia 22/11 o Circuito Caixa e 29/11 Adidas para completar a mandala.

Meus amigos corredores, este é um tipo de atividade que eu recomendo. Correr com os amigos preenchendo nossos domingos com nosso esporte favorito. Considero isso tão bom quanto participar de uma prova. É muito bom poder, em um domingo que nada faríamos, poder ver os amigos e correr com todos. Só alegria e saúde.

Se você quiser, pode vir participar conosco. A proposta do grupo é correr em circuitos de Brasília que não utilizamos com frequência em provas. O staff (água, frutas para reposição, etc.) cada um tem que levar o seu. Seria como se fôssemos correr sozinhos, só que, melhor que isso, acompanhados de amigos. No nosso próximo encontro, 15/11, pretendemos correr no Parque da Água Mineral. Se quiser, deixe seu e-mail no blog através de um comentário. Através dele a gente informa sobre a corrida.

Queria terminar este post agradecendo aos sensacionais amigos Cássio, Elaine, Ivan, Karine, Jane, Ranieri, Leane e minha esposa Deborah por poder partilhar com vocês esta alegria que é correr, pela companhia e pela idéia de nos encontrarmos aos domingos para isso. Valeu mesmo, galera. E vamos continuar fazendo isso.

Boas passadas e valeu, turma ! ! !

3 comentários:

Unknown disse...

Quero parabenizar o Caíque e toda a turma que o acompanhou. Exemplos como esse só incentivam as pessoas a experimentarem o prazer de correr. Ah! Espiei seu perfil, Caíque, e logo de prima vc. diz que é do sexo masculino... jura? rsrsrs. Brincadeira. O site tá bem legal. Sucesso! Marcílio.

Unknown disse...

E aí, corredor Marcilio
Primeiro agradecer ao comentário e dizer que, quanto ao sexo, é masculino mesmo (kkk). E fica aberto o convite pra você correr sem compromisso com a gente.
Caique

Unknown disse...

Caiqueeee, hoje que vi esses posts aki, acredita?? rss. Muitoooo legais!!!! Acredito que a adesão a essas "corridas sem compromisso entre amigos" será cada dia maior.
Espero estar em todas, sempre!!! Sucesso pra nós!!! E que venham mais corredores, rsr. Bjs. Karine