sábado, 28 de novembro de 2009

CIRCUITO DAS ESTAÇÕES ADIDAS


E aí, corredor?!

Amanhã é dia de completar a mandala do Circuito das Estações Adidas. A 4ª e última corrida do circuito em Brasília acontece às 9 h da manhã na Esplanada dos Ministérios, palco das outras três provas.

A questão das provas do Circuito Adidas serem realizados sempre no mesmo local e terem o mesmo percurso é interessante. Afinal, podemos avaliar nossa evolução durante cada etapa e usar isso como referência para o nosso desempenho, condicionamento, treinamento e preparo durante o ano. Isso por que corremos no mesmo local, a mesma distância, enfrentando os mesmos problemas. Tudo bem, em uma prova, a última por sinal, tivemos aquele cheiro de piche do asfalto sendo trocado na pista que leva ao Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da república. Mas, de qualquer forma isso não invalida esta avaliação de desempenho.

No meu caso, posso dizer que tive já uma boa evolução. Na primeira prova, realizada em abril, estava ainda voltando de um período de férias, com o condicionamento ainda fraco. Fiz a prova em 53 min. Bati meu recorde nos 5k ao descer a ladeira em 21 min e, na mesma prova, fiz o meu pior 5k ao voltar na subidona em 32 min. O que aconteceu? Rasguei na descida e não tive pernas para subir. Estratégia totalmente equivocada.

Em junho corri a prova de inverno, a da camisa mais bonita, e bati meu recorde pessoal nos 10k. Fi o percurso em 47 min cravados. Uma felicidade só. A gente sempre acha que poderia ter sido melhor por que cheguei inteiro, respirando e falando bem. Mas foi sensacional poder perceber a evolução. Afinal, de um prova para outra foram 6 min tirados. Algo sensacional.

Aí veio a etapa da primavera. No dia anterior, fui ao casamento de uma super amiga, Giovana, também corredora da Equipe X. Uma festa excelente, regada com muita alegria, dança, comes e bebes que terminou para mim às 2 h da manhã. Às 8 h 30 já estava na esplanada pegando o meu chip, mais dormindo que acordado. Mas o lance de ter que completar a mandala me impulsionou e motivou a ir. Além de querer ver o meu desempenho nestas condições.

O meu tempo foi bom, fiquei na casa dos 47 min fechando em 47 min 30. Além da falta de uma completa noite de sono, tive como dificultador o tal do cheiro forte de piche invadindo os pulmões na pista que leva ao Alvorada, como já relatado. Fora isso era época de seca na cidade. Mas gostei do meu tempo assim mesmo. E mais uma vez cheguei feliz.

E o que me aguarda amanhã? Minha pretensão é fazer a prova tranquilo e bem, chegar fácil sem grandes sacrifícios. Acredito que possa baixar meu tempo dos 47 min, mas se isso acontecer será consequência, por que não vou buscar incessantemente isso. O que quero é, como falei, chegar bem e fazer os 10k sem grandes sacrifícios, dando o meu melhor sem "me matar". E isso não é desculpa para o caso de não conseguir bater meu recorde pessoal não. Este ano cheguei a conclusão que aprender a correr não é fazendo apenas seus tempos de prova baixarem, muito pelo contrário. Aprender a correr e gostar de dar as passadas quando bem entender, onde bem entender, apenas pelo prazer de correr. E isso foi o meu melhor resultado conquistado em 2009.

De qualquer forma, amanhã estarei lá. correndo, me divertindo, encontrando os amigos, vivendo.

Boas passadas.

Nenhum comentário: