segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

CIRCUITO DO SOL - CORRENDO NA "PIPOCA"

E aí, Corredor?!

Domingão em que o sol de verão finalmente deu o ar da graça em Brasília e lá fui eu curtir a prova do Circuito do Sol, este ano realizada em um local difetente, no Parque da Cidade e não na Esplanada dos Ministérios como nos anos anteriores.

Decidi ir na "pipoca". Primeiro por que fui adiando a decisão de pagar o alto preço da inscrição e acabei perdendo a fase dos descontos, mas principalmente por que realmente decidi não me inscrever mesmo. Mas, "pilhado" pelos amigos, acabei indo correr, e aí só "pipocando" mesmo.

Cheguei tarde. A prova começou às 8h mas relaxei por não estar inscrito. Aí, quando cheguei ao Parque, simplesmente não consegui chegar aonde foi a largada por que a pista estava toda impedida, e os carros só podiam seguir em um sentido.

Daí, decidi já começar no meio da prova mesmo, no quilômetro 3. Deixei a elite  e os corredores mais fortes passar para depois começar minha prova. E nos primeiros 200m senti uma forte dor no tornozelo direito. Resolvi parar e dar uma esquentada no local. Aí, estava pronto para seguir minha prova. Depois disso, tudo certo com meu tornozelo.

Mas foi estranho ter começado lá na frente. A turma corre forte e eu era constantemente ultrapassado. Acho até que corri mais forte do que deveria no começo, tanto que fechei a prova com um ritmo médio abaixo dos 5min/km. Mas não conseguia ultrapassar ninguém.

Minha prova começou basicamente onde os corredores de 5 e10k foram separados. Eu segui o percurso dos 10k, que deu a volta pelo pista externa do Parque, onde normalmente trafegam os carros. Ia fazer o máximo que desse, que resultou nos 7k.

Mesmo na "pipoca", não pude deixar de pegar pelo menos um copo d'água nos postos de hidratação. E eles estavam bem distribuídos, a cada 2 km, o que foi ótimo tendo em vista o sol da manhã. Mesmo não estando tão quente, foi importante a boa quantidade de postos.

Passei direto pelo tapete para registro do chip no quilômetro 5 e, neste ponto, em que eu já havia corrido 2 km, comecei a "entrar" no ritmo, naquele estado de "nirvana" onde a concentração e as passadas se tornam naturais e tranquilas. A galera que começou do início já havia enfrentado a metade do percurso, que é de subida. Eu peguei apenas uma parte. Depois dos 5k, é descida. Não íngreme, mas descida.

Foi uma boa prova, bem organizada como sempre. No local da chegada, passei direto para completar os 7k, que fiz em pouco mais de 34min. Depois, voltei no trotinho para encontrar a turma, que descansava na barraca da Equipe.

Mais uma prova tranquila para mim, sem "sabotagens" psicológicas. Me arrependi de não ter chegado mais cedo para começar do início junto com o pessoal, para poder fazer a prova toda. E 7k foi pouco e me deixou com aquele gostinho de quero mais.

A turma que fez o circuito todo, inscritos, só reclamou do local da separação, onde tinha um funil onde, pelo relato deles, só passava uma pessoa, o que atrapalhou a turma, é claro. Mas, fora isso, só elogios. O horário de 8h foi fundamental para fazermos uma boa prova, por que o calor chegou quando o relógio deu 10h.

Agora, a próxima prova é a trilha da Taboquinha, depois do carnaval. E em março tem mais provas em que já estou inscrito: Atenas e Adidas. E começa assim o treinamento para a Maratona em julho.

Correr na "pipoca" foi diferente,  mas no final foi chato por que não tinha medalha para lembrar da prova. Até que, por ter começado com a prova em andamento, não fiquei tão chateado, mas ficar sem medalha não foi muito bom não.

Boas passadas.

Nenhum comentário: