quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

"NASCIDO PARA CORRER" - O LIVRO

E aí, Corredor?!

Aproveitei a semana carioca das minhas férias para ler o livro mais comentado entre os corredores, "Nascido Para Correr", do escritor americano Christopher McDougall.

O escritor e jornalista tem como esporte a corrida, e já escreveu em várias revistas especializadas no esporte. Como corredor, teve várias contusões advindas da prática, aquelas comuns entre nós como facite plantar, dor no tornozelo e no joelho. E daí, desenganado pelos médicos, saiu em busca de solução para o seu problema já que não queria de maneira nenhuma deixar de correr.

E nessa sua busca ele descobriu uma tribo mexicana de corredores, os tarahumaras, famosos no meio pela forma como correm, que além da biomecânica perfeita ainda tinham o fato de utilizarem calçados nada próprios para a prática, muito menos se compararmos com os padrões atuais. Apenas sandálias com tiras de borracha feitas artesanalmente pela própria tribo.

E eles corriam vários quilômetros com este calçado artesanal. Participaram de algumas provas oficiais, ultrmaratonas de 160 km nos EUA. Venciam todas, e não apresentavam nenhum tipo de problema, nem mesmo um aparente cansaço.

McDougall foi atrás de mais informações, e conheceu cientistas que descobriram que o ser humano realmente nasceu para correr, desde os tempos pré-históricos, até mesmo para sobreviver. Também um treinador de uma equipe de elite norte-americana que, apesar de patrocinado por uma grande empresa de material esportiva do país, treinava sua equipe para correr sem os tecnologicamente avançados tênis, colocando seus atletas para correr descalços.

Enfim, o sucesso do livro está na revolução que ele traz à discussão, incentivando os corredores a correr sem os avançados tênis, que na verdade acabam é trazendo mais lesões aos praticantes, já que fazem com a pisada do atleta seja alterada, atrofiando músculos que ajudam na prevenção destas lesões.

O certo seria correr descalços mesmo. Nada de utilizar estes calçados. E o escritor comprova isso mostrando que até os grandes fabricantes já perceberam o erro que cometeram e estão agora produzindo tênis com um mínimo de amortecimento, que não tem diferenciação por tipo de pisada.

Desde que eu me aventurei no esporte, o que era mencionado sempre pelos especialistas era a importância de se correr com um calçado correto, próprio para a pisada de cada um. Até já defendi isso no Blog, em alguns posts. 

E agora surge esta nova corrente que condena o uso destes calçados, jogando neles a culpa destes o aumento constante das lesões. 

É interessante ler o livro. E realmente faz a gente querer sair logo pela rua correndo descalço. Mas este é um processo que exige adaptação, amigos. Não dá para, de uma hora para outra, correr por aí sem nenhuma proteção. Quer começar? Compre um calçado minimalista e consulte seu médico para saber se pode ficar sem o seu fiel companheiro.

Boas passadas.

Nenhum comentário: