quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

ESTATÍSTICA DA CORRIDA DE RUA NO BRASIL

E aí, Corredor?!

A Runner's World fez uma interessante pesquisa em sua revista mensal. Através de um questionário, os leitores responderam perguntas que podem delinear um pouco a característica do corredor de rua amador do Brasil. No total 888 corredores responderam ao questionário Brasil que Corre. E a Runner's publicou os principais resultados em seu site. Confira alguns números.

Idade
Quase a metade dos corredores participantes da pesquisa está na faixa etária de 30-39 anos (44%) e quase todos estão entre 20-49 anos (91%). Os corredores de 40-49 anos tem o segundo maior percentual (24%).

Nível
59% dos corredores consideram-se no nível intermediário de estágio na corrida. Apenas 14% estão no nível avançado. E a maior parte começou a correr entre 1 e 2 anos (23%) ou entre 2 e 5 anos (23%). Entre os que começaram há menos de 1 ano a correr temos 37%. Na faixa que me encontro, entre 5 e 10 anos, o percentual foi de apenas 9% e de 10 a 20 anos 5%.

Volume de treino
No caso dos pesquisados, o maior percentual de volume de treino encontra-se na faixa de 16 km por semana (18%) a 31 km/semana (21%). A maioria, no entanto, relatou que correr 23 km semanalmente. A média percorrida pelos entrevistados é de 30 km semanais.

Ritmo médio
O ritmo médio de maior incidência está entre os 5 e 5min59/km (37%). Logo depois veio o de 6 e 6min59/km, com 23%. Dos pesquisados, 13% informaram que o ritmo médio é de menos de 5min/km.

Frequência de treino
A maior parte respondeu que treina 3 vezes por semana (36%). 

Motivo de correr
Pelo menos entre os pesquisados, o principal motivo de correr é a melhoria da saúde (32%) e não oara emagrecer ou manter o peso (18%). 

Correr sozinho ou acompanhado
A maioria prefere correr sozinho. Foram 57% dos entrevistados que apontaram esta opção contra 28% com um amigo ou marido/mulher.

Lesão
Apenas 38% do total disse ter sofrido algum tipo de lesão no último ano e a principal ocorrência foi no joelho (26%).

Tipo de pisada
A pisada neutra é a mais comum entre os corredores, com 45% do total. A menor incidência é de pronadores (20%). Apenas 10% respondeu que ainda não sabe seu tipo de pisada.

Participação em provas
A maioria faz de 1 a 5 provas por ano (52%).

Distância preferida
A distância preferida nas provas é a de 10 km. Foram 46% dos corredores que responderam esta opção. Os 5k vem logo depois na preferência (21%). Apenas 3% dizem gostar de correr maratona. Mas o mais interessante é que, apesar de apenas 4% gostarem de provas de 16k, 16% gostam de 21k.

Corrida dos sonhos
Mais do que a Maratona de Nova York ou de Paris, os corredores sonham mesmo é em correr a São Silvestre. 13% dos entrevistados optaram pela tradicional prova paulista contra 12% que querem ir a Nova York. É claro que isso coincide com o dado anterior, que a menoria sonha em correr uma maratona.

Foram dados interessantes os levantados pela pesquisa e este talvez seja o mais recente trabalho estatístico feito para o nosso esporte.

Confira os dados completos no site da Revista Runner's World. Clique aqui.

Boas passadas.

Nenhum comentário: