domingo, 19 de fevereiro de 2012

CORRENDO COM UM TÊNIS MINIMALISTA

Meu New Balance minimalista
E aí, Corredor?!

De férias no Rio de Janeiro, estou aqui, curtindo praia e carnaval. Mais praia que carnaval, na verdade. E aproveitei este período para finalmente testar o tênis minimalista que comprei quando fui a São Paulo correr a São Silvestre.

Na verdade, orientado pelos amigos que já têm um FiveFingers, para adaptar-me usei-o na academia e em pequenas caminhadas. E somente ontem, aqui no Rio, usei o tênis para correr. O que comprei foi um modelo novo da New Balance Minimus MT10GY (foto), que de diferente do FiveFingers tem o design, não apresentando a ponta parecida com dedos, e o solado, que tem um mínimo amortecimento. A orientação do fabricante é que ele é próprio para trilhas. Mas eu resolvi usá-lo na areia da praia.

Comecei os primeiros metros correndo na areia mesmo. Estava na Praia do Recreio, que num sábado de calor intenso estava lotada. Assim, não foi fácil achar espaço para correr na areia. Outra dificuldade era que o mar estava batendo forte, e perto d`água o terreno estava inclinado e a areia fofa demais. Com todos estes aperitivos, resolvi correr mesmo no asfalto, na ciclovia da orla. Seria mais um teste para o meu New Balance.

Não sabia exatamente a distância que iria correr. Fui mais pelo instinto, ou seja, quando cançasse, pararia. Mas tinha conciência de que a orla do Recreio não era tão grande a ponto de não coinseguir correr tudo, indo e voltando.

A experiência do calçado no asfalto foi reveladora. Não sei se estiu influenciado demais pelo livro que estou lendo, "Nascido para Correr" (Christopher McDougall), mas percebi diferença ao dar as passadas. Não usava o calcanhar, técnica que tenho tentado aprimorar mais nos treinos, mas batendo com o peito do pé primeiro. Mas com o New Balance era mais fácil fazer isso. Parece que a pisada muda por institnto mesmo. Fora a questão da leveza. Foi uma tranquilidade correr como ele.

Fiz a ida praticamente toda no asfalto e a volta, depois de alguns quilômetros, fui para areia, na parte de cima e mais vazia da praia, onde ela é bem mais fofa. Foi cerca de 2k, onde pude testar o calçado no terreno e, galera, para mim não deu, pelo menos o modelo que usei.

O problema é que entrou muita areia dentro, e isso não contribuiu em nada para a corrida. Claro, se você levar para correr em uma praia onde a areia da praia é mais plana e firme, ótimo. Mas na areia fofa não recomendo.

Mas no alfalto, mas pelo fato de estar correndo em um terreno firme, excelente aquisição. Até o medo de sentir alguma dor passou bem rápido quando senti a leveza e ao mesmo tempo firmeza das passadas. E, lembrabdo a recomendação do fabricante, o New Balance é próprio para trilhas.

Gostei, meus amigos. E acho que realmente existe uma certa verdade no que propagada o livro "Nascido para Correr". Os calçados altamente tecnológicos acabam contribuindo para lesões, uma vez que eles, corrigindo a pisada, acabam fazendo a gente deixar de exercitar corretamente os músculos dos nossos pés, impedindo também que eles "sintam"corretamente o terreno, se adaptando ao tipo de piso. 

Claro, não sou especialista, apenas corredor apaaixonado pelo esporte. E ainda só corri uma vez com este modelo minimalista. Mas a primeira impressão foi muita boa mesmo. E, refletindo pelo que tenho lido, acho que, pelo menos uma vez na semana, precisamos correr com um calçado deste tipo, caso, é claro, não existam restrições médicas.

Quanto ao livro, depois comento sobre o mesmo no E AÍ CORREDOR, assim que acabar de lê-lo.

Boas passadas.

Um comentário:

André disse...

Olá amigo, estou usando também o New Balance Minumus, vamos trocando conhecimentos e experiências... muito bom o post.. parabéns..